Publicidade

ANUNCIE AQUI

PASSEATA DE DOMINGO 12/04 NÃO ATRAI GRANDE PUBLICO EM SANTOS

MOBILIZAÇÃO SE MOSTROU ENFRAQUECIDA E COM POUCA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Por  Klinger Branco

Centenas de manifestantes percorreram as ruas de Santos, litoral de São Paulo, na tarde deste domingo (12), durante um novo ato contra o governo da presidente Dilma Rousseff  (PT). Os protestos organizado pelas redes sociais começaram por volta das 14h e tiveram adesões em pelo menos três cidades da região.

Nos mesmos moldes da manifestação ocorrida no dia 15 de março, a passeata ocorreu pacificamente e reuniu um numero menor de pessoas, que se concentraram na Praça da Independência. A maioria dos manifestantes pediam a extinção do PT e a renúncia da presidente da república.

A manifestação em Santos não passou de um aglomerado de pessoas, que não chegaram a ocupar nem metade da praça, situada no coração do Gonzaga. O Local contou com um
forte esquema de segurança, montado pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. Peruíbe, Praia Grande, Registro e São Vicente também registraram protestos, mas sem nenhuma expressividade.

Os atos foram convocados por organizações que militam nas redes sociais pelo fim da corrupção e contra o desgoverno, a maioria dos coordenadores do movimento se dizem apartidárias e sem ligações com organizações políticos partidárias ou sindicais.

Militância virtual
Organizada e proposta pelas redes sociais, a manifestação em Santos começou em frente à Praça do Surfista, localizada na Avenida Presidente Wilson, em frente ao Posto 2. A avenida é a principal artéria que corta a Orla Santista, dando uma visibilidade maior ao movimento, uma vez que o fluxo de veículos de três municípios passa por ali todo domingo. Varias lideranças comunitárias participaram da passeata e estiveram a frente do movimento, a sua maioria gritando palavras de ordem contra o regime petista e a forma como o judiciário trata a corrupção no país. O mais exaltado foi o movimento Fora Dilma, que apesar de estar em menor numero, se mostrou mais organizado e bem determinado.

Dois caminhões de som estiveram apoiando o movimento, ampliando a voz dos
organizadores que procuravam motivar os santistas a saírem de seus luxuosos apartamentos, engrossando assim o movimento, coisa que parece não ter dado muito certo. Durante todo o tempo a passeata foi monitorada de perto pela PM, e por volta das 15h00, a manifestação se dirigiu para a Praça da Independência, local onde normalmente se concentram a maioria das manifestações em Santos.

Durante a concentração a maioria dos participantes deixava claro que a bandeira levantada não se resume apenas ao Fora Dilma, concentra um anseio nacional de confronto a corrupção, fim dos privilégios políticos no judiciário e reforma política já.

Do caminhão de som era possível ouvir a indignação dos organizadores que demostravam claramente sua indignação pelo esvaziamento do movimento em Santos, cidade que já foi o berço da maior concentração de movimentos sociais e de idealistas no Brasil.


De acordo com algumas lideranças que não quiseram se identificar, por medo de represálias, este esvaziamento pode sinalizar um respeito ao processo democrático, que mesmo destorcido, ainda representa o pensamento do povo brasileiro. Outro ponto preocupante seria a influencia da grande mídia que apesar de acusada de estar contra o atual governo, acabou relaxando e se acomodando ao regime, distorcendo e controlando o fluxo de informação que chega a população.