Publicidade

ANUNCIE AQUI

CORONEL DA PM VAI RESPONDER POR SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Por Klinger Branco

SENASP VAI CONTAR COM ESPECIALISTA EM SEGURANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA 

O Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Carlos Renato Machado Paim foi oficializado definitivamente, nesta sexta-feira (26/06) à frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi oficializado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto.

Carlos Paim já vinha respondendo pela secretaria, em caráter provisório, desde maio, quando o ex-secretário Guilherme Theophilo deixou o cargo para o qual foi nomeado durante a gestão do ex-ministro Sérgio Moro, que deixou o governo em abril. Esta é mais uma movimentação das peças no tabuleiro que vai definir o futuro do Brasil nos próximos dias. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e é chancelada pelo ministro-chefe da Casa Civil.

Entre outras atribuições estabelecidas pelo Decreto nº 9.662, de 2019, caberá ao secretário coordenar e promover a integração da segurança pública no território nacional; coordenar as atividades da Força Nacional de Segurança Pública; promover o ensino e a capacitação dos profissionais de segurança pública em colaboração com os Estados e com o Distrito Federal, além de elaborar propostas de leis. Aparentemente as atribuições continuam as mesmas, só muda o interlocutor da pasta.

Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, colocar Paim que é formado em direito e pós-graduado em análise de inteligência pelo Centro de Inteligência do Exército Brasileiro e especialista em gestão estratégica em segurança pública, vai melhorar a inteligência e o aprimoramento da segurança pública no país. O coronel Paim já chefiou a Secretaria de Relações Institucionais da Polícia Militar, além de ter sido subsecretário de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.