Publicidade

ANUNCIE AQUI

BAIXADA SANTISTA UNIDA PARA EVITAR EPIDEMIA


Por Francis Borges
PREFEITOS ANUNCIAM MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR O COVID – 19

Uma ameaça ronda a região e pode ser letal dependendo do estado de saúde do indivíduo que a contraia. O corona vírus já matou e se instalou em várias pessoas e está a todo vapor percorrendo cidades e países disseminando tristeza e pânico por onde passa. E para revidar esse ataque invisível algumas medidas de prevenção devem ser tomadas pela população para que haja uma diminuição do contágio.
O coletivo deve está comprometido, consciente de que cada um tem a responsabilidade de não ser transmissor do covid-19, sem está consciência nenhuma prevenção terá êxito. Na última segunda-feira (16/03), em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), prefeitos das nove cidades da Região Metropolitana definiram, 11 estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Com o intuito de impedir a transmissão do vírus, foram estabelecidas as suspensão de aulas, visitas em hospitais, eventos públicos e de licenças para veículos de turismo. As medidas foram unânimes e em caráter preventivo, uma vez que não há casos confirmados na Baixada Santista. As nove cidades somam 39 casos suspeitos de contaminação. Veja as medidas tomadas pelos representantes dos municípios:
1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais suspensas por tempo indeterminado a partir do próximo dia 23 (segunda-feira). Recomendação para as instituições privadas. Sendo assim, até a próxima sexta-feira (20), as escolas municipais de Guarujá permanecerão abertas para orientação de pais e alunos, com a manutenção das aulas. Porém, durante este período não serão repassados conteúdos regulares em sala de aula, apenas de prevenção e reforço escolar. Por isso, as faltas não serão computadas. O mesmo vale para as entidades conveniadas, Caecs, EJA e de contraturno escolar e rede privada.

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer estão suspensas, por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato). Com isso, estão suspensas as apresentações, exposições e reuniões no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Anfiteatro Ferreira Sampaio, na Usina Cultural e no Museu da Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá, bem como os cursos e oficinas realizados nesses locais.

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa), de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças pré existentes e de acordo com a natureza do serviço.

4) Eventos públicos em geral – cancelados. Os cursos organizados pela Secretaria de Relações Sociais de Guarujá – entre eles o de Libras, Mulheres que Cuidam, Promotoras Legais Populares, Dança de Salão e formação de doulas, nos seus respectivos polos, estão suspensos por tempo indeterminado.

5) Eventos privados – suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shopping, igreja, clube, centro comercial, cinema, teatro e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta foi elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada na última segunda-feira (16/03) aos governos Estadual e Federal.

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19/03), às 9h30.

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, teve início no dia (16/03). Com foco para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença).

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista, por tempo indeterminado.