Publicidade

ANUNCIE AQUI

PAULISTANOS APROVEITAM FERIADO PARA INVADIR PRAIA GRANDE NO LITORAL PAULISTA

Por redação

ENTRADA DA CIDADE NA MARGINAL SUL APRESENTOU MOVIMENTAÇÃO ACIMA DO NORMAL E TEVE AUMENTO NA FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, montou uma mega operação de bloqueio e fiscalização na entrada do município para controlar a entrada de turistas na cidade. Segundo agentes da CET e da Defesa Civil o acesso ao município apresentou um aumento considerável no número de veículos provenientes da capital dando muito trabalho para equipe. A maioria eram turistas aproveitando o feriado prolongado para se instalar na cidade, que decretou, na tarde da última quarta-feira (10/06), normas para a reabertura do comércio local.

O aumento já pode ser sentido após a Baixada Santista ter sido classificada na fase laranja do ‘Plano São Paulo'. anunciando uma possível flexibilização nas regras de isolamento. De acordo com o documento anunciado, a partir da última quarta-feira, véspera do feriado ficou autorizado, temporariamente, a abertura gradual e controlada das atividades econômicas, compatível com a fase laranja para os seguimentos de shopping center, galerias e comércios de rua. Dentre as normas, está a obrigatoriedade do uso correto de máscara de proteção em ambientes públicos, a determinação de horários de funcionamento, observações de distanciamento social, regras sanitárias e protocolos das empresas.

A prefeitura informou, que o decreto é feito com base nas análises realizadas nas últimas semanas com relação aos números de internações em leitos de UTI e de enfermaria, óbitos e demais dados. A administração destaca que a taxa de internação em leitos de UTI de pacientes com confirmação por Covid-19, nos últimos 80 dias foi de 1,69% , ficando abaixo do esperado, que é de 5% dos casos.


Outro ponto importante levantado pela administração, é que a flexibilização das regras não permite a retomada de todas as atividades, principalmente o livre acesso da população as atividades esportivas e de lazer, principalmente o acesso as praias e calçadões. Ontem dia (11/06) no feriado a Guarda Civil Municipal (GCM) teve problemas com centenas de pessoas que resolveram invadir a orla da praia e se instalar na areia, o sol ajudou e incentivou os turistas que procuravam driblar a fiscalização.

O aumento na população flutuante com a vinda de pessoas da capital para o litoral paulista pode refletir como uma bomba no aumento dos casos de covid-19 para a região. Agora o deslocamento sem necessidade de pessoas de seu local de origem para outras regiões serve como disseminador da doença e contribui para a desestruturação no controle da pandemia, avisam os especialistas. Que continuam insistindo para que as pessoas continuem em casa.